25 de fevereiro de 2011

Quadrados de Café e Mel






Ontem à noite, estava eu aborrecida sozinha em casa e resolvi adiantar-me para o fim de semana!

Agora o problema era o quê.

Para variar resolvi vasculhar as antigas receitas da minha mãe (ando a "filtrá-las"), pois sei que aí encontrarei sempre qualquer coisa que vá de encontro aquilo que desejo.

Assim foi, esta receita piscou-me o olho e lembrou-me que era óptima para hoje à noite servir como sobremesa aos meus pais, que convidei para lá passarem este fim de semana, que se avizinha com sol.


Um convite feito para juntar o útil ao agradável, uma vez que preciso que eles me fiquem com os netos, pois amanhã de manhã tenho mais uma daquelas aborrecidas reuniões de condomínio. Lá terá de ser.

Para além disso, tenho a poda das minha hortenses muito atrasada, pois com chuva e infecções respiratórias, não ouve hipótese. Vamos tentar este sol e calorzinho para fazer o que já devia ter sido feito faz tempo e para isso a ajuda da minha mãe é sempre bem vinda.

Quadrados de Café e Mel

Ingredientes:
2 Chávenas de Farinha
2 Chávenas de Açúcar
½ Chávena de Leite
2 Colheres de Sobremesa de Café em pó ou moído
1 Colher de Sopa de Mel
1 Colher de Sopa de Óleo
5 Ovos

Preparação:
Ligue o forno a 250º
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo até estarem bem firmes, reservando-as no fim.
Num taça junte as gemas com os restante ingredientes, batendo tudo muito bem, até a massa estar bem envolvida, garantindo que o café está desfeito.
Por fim, junte as claras em castelo à massa envolvendo com uma vara de arames.
Posteriormente deite o preparado num tabuleiro rectangular com lados altos, untado e polvilhado com farinha.
De seguida leve ao forno bem quente, durante 25 minutos e à mesma temperatura.
Depois de pronto, deixe arrefece em cima de uma grade de pasteleiro.
Quando frio, corte-o em quadrados grandes, coloque-os num tabuleiro e polvilhe-os com açúcar em pó.

Vão concerteza gostar! 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...