13 de março de 2011

Bolo de Água


Eis que estamos no fim de mais um fim de semana e o bolo que fiz para a semana também no fim! Até parece uma lenga-lenga!

A realidade foi mesmo como descrevi.

Fiz um bolo simples, na sexta-feira à noite, mas de tão simples que era que acabou por ser bem "comido", principalmente pelo meu J. e já só me resta menos de 1/4 de bolo.

Uma coisa é certa, nem sempre o mais elaborado é o mais apreciado (lá estou eu com as rimas!).

A opção foi  um vulgar Bolo de Água (receita da minha mãe) ao qual acrescentei um Molho de baunilha polvilhado com canela em pó e que resultou na perfeição.


Bolo de Água

Ingredientes Massa:
2 Ovos
1 Chávena de Chá de Açúcar
1 Chávena de Chá de Farinha
4 Colheres de Sopa de Água
1 Colher de Chá de Fermento
1 Colher de Chá de Sal Grosso

Ingredientes Cobertura:
Molho de Baunilha (à venda na Loja Sueca Ikea)
Canela em Pó

Preparação:
Liga-se previamente o forno a 250º.
Separam-se as gemas das claras e batem-se as claras em castelo, reservando-se.
Batem-se as gemas com o açúcar.
Depois de bem batidas, juntam-se as colheres de sopa de água e as claras em castelo, envolvendo tudo muito bem.
Logo após adiciona-se a farinha, previamente envolvida com o fermento e o sal.
Unta-se com manteiga uma forma redonda, das pequenas, com furo e polvilha-se com farinha.
Verte-se o preparado e leva-se ao forno, a 210º, durante cerca de 20min.
Depois de pronto, deixa-se arrefecer.
Quando frio, coloca-se num prato e cobre-se com o molho de baunilha (q.b) e polvilha-se com a canela em pó (q.b).

2 comentários:

cata disse...

olá susana,
os teus bolos inspiram-me... e este fds fiz o meu primeiro bolo com pasta de açucar! foi para o quinto aniversário do S. Compusemos o Ginga, personagem dos bey-blades (deves conhecer, pois tens 3 rapazes!).
a cobertura estava melhor que o interior (!) pois deixei o bolo cozer demais. paciência. para a próxima sai melhor!
Obrigada ;)

Mum Su disse...

Obrigada Cata,
Fico satisfeita por ter servir de inspiração. Gostaba de ver uma foto.
Ainda bem, que resolveste arriscar!
Já agora Parabéns ao S. pelos 5 aninhos.
Mas sabes uma coisa apesar de 3 rapazes e de saber o que são o Bey-Blades, desconheço o Ginga, ihihihihi!
Beijinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...