29 de julho de 2011

Bolo de Manteiga


Um dia destes andava eu de volta do frigorífico quando me deparo com um pedaço de margarina perdido dentro da caixa onde a guardo.

Assim que a vi lembrei-me logo do Bolo de Manteiga que a minha mãe fazia.

É estranho falar em manteiga e usar margarina, mas de facto a receita é elaborada com margarina, no entanto podemos sempre usar a manteiga.

Coincidindo com este "encontro" era sábado e os meus filhotes tinham chegado na véspera de umas férias com os avós maternos e para variar alguêm já reclamava por um bolinho da mamã.

Foi este o mote para a receita que vos trago hoje, uma receita simples e muito saborosa.


BOLO DE MANTEIGA

Ingredientes:
1 Chávena de Chá com Margarina
1 Chávena e 1/2 de Chá com Acúcar
3 Ovos
Raspa de 1 Laranja
1 Chávena de Chá com Leite
2 Chávenas de Chá com Farinha

Preparação:
Liga-se previamente o forno a 180º.
Separam-se em duas taças as gemas das claras, batendo de seguida as claras em castelo, reservando-as.
De seguida bate-se as gemas com a margarina (derretida), o açúcar e a raspa de laranja.
Depois de bem batido, junta-se aos poucos o leite batendo sem parar.
Depois de tudo bem ligado adiciona-se a farinha.
Liga-se na massa, com uma vara de arames, as claras em castelo,   deitando-as aos poucos.
Por fim deita-se em forma rectangular, untada com margarina e polvilhada com farinha.
Leva-se ao forno a 180º aproximadamente 40min.

Fica o bolo muito fofo e sem ser enjoativo, pois as raspas de laranja cortam o sabor intenso da margarina.

Deliciem-se! 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...