19 de julho de 2011

8 Anos!

E já se passaram 8 anos!

Fez sexta-feira passada 8 anos que a minha vida mudou para sempre!

Era dia 3 de Julho de 2003, quando nessa manhã me dirigi ao serviço de consultas da Maternidade Alfredo da Costa para mais uma consulta de rotina, da minha tão vigiada gravidez gemelar.

Foi nesta manhã que a minha vida começou a mudar, pois na sequência de uma ecografia, tive conhecimento que algo não corria bem, aquando me perguntaram se eu tinha tido alguma hemorragia tipo urina. Como era de esperar disse que não pois se isso tivesse acontecido o passo seguinte seria a urgência. Aí tremi, logo após fiquei em estado de "choque", quando me dizem que uma das bolsas quase não tinha líquido amniótico e que iria ficar internada para observação mas que me convencesse que o internamento seria até ao final da gravidez. Nesta altura faltavam precisamente 2 meses.

Claro que a primeira reacção foi emocional, mas já depois na enfermaria e de entender o que estava em causa, que em poucas horas me mentalizei que iria fazer daquele espaço, a minha casa até ao mês de Setembro data em que estava previsto o parto.
Naquele momento o mais importante era levar gravidez até ao fim o mais tranquilamente possível e isso só seria possível, ficando o máximo de tempo em repouso e sobre vigilância clínica, para avaliar o evoluir da bolsa de um dos bébes.

Passadas 8 dias, mais precisamente uma sexta-feira dia 11 de Julho, fiquei a saber que não tinha havido evolução e que iriam antecipar o parto para a semana seguinte sendo desta forma um parto por cesariana.
Neste momento, tive o segundo choque, pois não conseguia aceitar que os meus filhos iriam nascer prematuros, pois eu tinha conhecimento do que isso era apesar de nunca ter passado pela experiência.
Não foi fácil aceitar mas tive que ultrapassar!

Assim foi, na manhã de 15 de Julho, nasceram os meus primeiros filhos, o Diogo e o João, com um intervalo de 2min entre cada um.  O primeiro a nascer foi o Diogo 
Estava decidido que o bébe mais gordinho seria o João (1,9Kg) e o outro seria o Diogo (1,5Kg).
Escusado será dizer, que com este peso foram ambos para  Unidade de Neonatologia da Maternidade Alfredo da Costa e aí viveram durante aproximadamente 2 meses e daqui fiz a minha segunda casa durante o tempo que eles tiveram internados.

Deixo aqui, desde já, um profundo agradecimento a todos aqueles (médicos, enfermeiros, auxiliares), que trataram, cuidaram, olharam, mimaram e amaram os meus filhos durante cada segundo daqueles dias.

E foi desde esse dia que tudo mudou.  Nesse dia nasceram os meus primeiros filhos e nasceu uma nova Susana, agora mãe.

No dia 19 de Julho, o dia da minha alta,  foi um dia muito duro pois tive enfrentar o facto de ir para casa sozinha para enfrentar os meses seguintes sem eles comigo.

Não vou aqui descrever esses 2 meses, pois iria "desarrumar" um leque de emoções que estão muito bem guardados e conservados, mas posso dizer que foi um processo longo, entre unidades de cuidados intensivos e intermédios, onde fundamentalmente se aprende tudo e reaprende a viver.

Foi uma lição de vida, foi uma aprendizagem. Apesar de não terem sido os momentos mais felizes da minha vida, posso garantir que foi uma experiência de vida que me deu uma grande lição e que me fez crescer, transformando-me numa pessoa mais segura e emocionalmente mais controlada.

Na última semana de Agosto, teve alta o meu filho João! Aí foi mais um dos momentos dolorosos em todo este processo, pois só pude levar um para casa, o que de facto foi emocionalmente complicado e fisicamente dificil de gerir, pois tinha de me dividir 24H entre a nossa casa e a MAC, uma semana mais tarde veio o meu filhote Diogo.

Desde o dia em que o meu Diogo veio para casa, que se iniciou a segunda longa batalha.
Foi a bolsa dele que perdeu o líquido amniótico que veio provocar o que hoje ele tem - Atraso de Desenvolvimento Psico-Motor Global (ADPMG).

Desde então que batalhamos diariamente para que qualquer um deles tenha um crescimento saudável, incidindo esta preocupação no Diogo, que para crescer necessita de triplicados cuidados.
Talvez um dia partilhe convosco.

Mas de facto estes anos, apesar de dolorosos, de muita luta, de muita terapêutica e de muitas más experiências (antes não passasse por elas...) me tornaram numa outra pessoa com capacidades que eu própria desconhecia e com uma força que nem eu própria sei onde fui buscar.
Tudo tem um lado bom e um lado mau, basta conseguri gerir o lado mau e abraçar todos os lados bons que a vida acaba por passar por nós com menos sofrimento.

Eu costumo dizer: "Aceitar, aceitar de facto não aceitei, mas aprendi a saber viver com isso!"

Aqui ficam os meus PARABÉNS aos meus filhotes gêmeos que me têm dado uma grande lição!

Com isto termino com um bolo!, como não poderia deixar de ser!

2 comentários:

Simone Zanata disse...

Oi,Su!!!
Estava à procura de uns tais pirulitos de marshmallow coberto com chocolate e acabei aqui no seu blog lendo e me emocionando com sua historia de vida.Também tenho gêmeos,só que vão fazer 1 aninho mes q vem e uma filha de 9 anos.
Venha visitar meu blog quando quiser,ok...e obrigada pelos pirulitos,vou fazer pra festinha.
Ah, parabéns pelos lindos bolos.
Simone....

Mum Su disse...

Olá Simone!
Fico satisfeita que na sua pesquisa tenha encontrado o meu blog, assim como tenha tido curiosidade em espreitar as minhas restantes publicações!
Obrigada pelas suas palavras e parabéns por ser uma das felizes "presenteadas" pelos seus gêmeos.
Ser mãe já é um felicidade imensa, agora abraçar de uma só vez seres tão especiais em simultâneo é uma alegria que só mesmo nós que passámos por isso sabemos o que é. Fico muito feliz por si, também!
Já dei uma espreitadela no seu blog, mas ainda não consegui ler, mas garanto que o vou fazer.
Espero que os pirulitos tenham ficado bons e bonitos, depois coloca uma foto para eu ver. Boa festa.
Mum Su

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...