30 de agosto de 2011

2 tampas 1 bolo

Hoje trago-vos uma "reciclagem"!

Como já sabem ou penso que sabem, dedico-me a mais uma arte, a elaboração de bolos decorados, para aqueles que não sabem basta clicar aqui: http://onecakeout.blogspot.com/ e ficam logo a saber.

Na elaboração desses bolos e uma vez serem por vezes muito recortados, ou obrigarem a ter superfícies muito lisas, implica que existam sobras dos mesmos. É isso mesmo que vos trago, o aproveitamento de umas sobras, neste caso das "tampas" (partes de cima) de 2 bolos.

Na elaboração do bolo "Presentes para 1 ano", elaborei 2 bolos para depois rechear. O Bolo de Iogurte, que foi a opção da cliente, cresce muito ao centro, em especial, em forma redonda. Pelo facto de ter crescido obrigou-me a nivelá-lo e daí sobraram as tais "tampas".

Uma vez que o bolo é vendido ao kilo e como aqui em casa o mote é aproveitar, reservei as "tampas" do bolo embrulhadas em película transparente.

Mais tarde, coloquei uma delas com a parte de cima para baixo, em cima de um prato depois recheie com doce de leite condensado que restava num fundo de uma lata e por cima fechei com a outra.

Assim se aproveitou, reciclou e se devorou mais um bolo!

Deixo-vos aqui o seu aspecto!    


A esta receita foram acrescentadas raspas de limão a pedido da cliente, resultando num combinação perfeita  doce / amargo! 

Experimentem! 

23 de agosto de 2011

Tudo a olho!


A receita que trago hoje não foi retirada de nenhum livro de receitas, foi elaborada de improviso com as quantidades a olho!

O mote foram as macieiras que tenho no meu pomar. Nesta altura do ano estão carregadíssimas e não damos conta delas.

Como não as tenho para negócio à que lhes dar destino, normalmente distribuem-se pela família colegas e amigos, mas desta vez não estava a ser fácil e eu tinha de me livrar de algumas da tigelas de fruta que andam lá pela cozinha! 

Assim foi!


Tarte folhada com puré de maça 

Ingredientes:
Base de massa folhada de compra
Maçãs q.b.
Água q.b. 
Açúcar Amarelo q.b. 
Canela em pó q.b.
3 paus de canela
Amêndoa em lâminas 

Preparação:
Descascar as maçãs e parti-las em pedaços, de seguida lavá-las com água.

Num tacho com tampa, cobrir o fundo com água fria, por cima colocar as maçãs, o açúcar amarelo, a canela em pó e os 3 paus de canela e por fim envolva tudo muito bem.
Tapar o tacho e levar ao lume médio deixando cozer bem as maçãs, tendo cuidado para não as deixar caramelizar com o açúcar.  
Depois de bem cozidas, retire os paus de canela e com a varinha mágica faça um puré grosseiro (evitar moer muito as maçãs), de seguida junte a amêndoa ralada e voltar a cozer um pouco de modo a que a amêndoa fique ligeiramente amolecida e transparente. 
Quando terminado desligue o lume, envolva tudo com uma colher de pau e deixe arrefecer sobre uma grade de cozinha.

Enquanto a maçã arrefece prepare a base.

Ligue o forno a 250º.  
Pincele, ligeiramente, com margarina líquida uma forma de tarte com fundo amovível, por cima coloque a base de massa folhada.
Depois de forrada, pique-a ligeiramente com um garfo.
Por fim e aquando do puré já frio, coloque-o sobre a tarte espalhando-o com a ajuda de uma colher.

Depois leve ao forno a 210º.
O tempo de cozedura é calculado em função da textura da massa folhada e da cor do puré.
Quando a massa folhada apresentar-se estaladiça e o puré ligeiramente "queimado" como os pastéis de natas, podemos desligar o forno, mantendo por mais 10min a tarte no forno na altura mais baixa.

Passados esses tempo, retirar e deixar arrefecer em cima de uma grade de cozinha.
Quando frio desenformar para cima de um prato e é só servir.

Espero que tenham gostado da sugestão, baseada nos purés de fruta que tantas vezes faço para os meus filhos, pois adoram!
Deliciem-se!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...