31 de maio de 2011

18 Primaveras

Fez agora 18 anos que fomos presenteados com mais uma "irmãzinha", a minha sobrinha M. filha da minha irmã do meio a J.

Eu digo mais uma "irmãzinha", porque qualquer uma de nós as 3 era muito nova, em especial a mãe, que à data tinha a mesma idade que a filha tem agora. Eu tinha mais 4 anos e a minha irmã I., a outra tia tinha apenas 16anos.

Sem dúvida que na altura foi algo inesperado, mas posso garantir que foi muito bem vinda quer pelos pais quer por todos os elementos da minha família, em especial a nossa avó que com o nascimento dela teve a alegria de ser bisavó, algo que ela achava que poderia nunca vir a ser, mas enganou-se pois actualmente já tem 7 bisnetos.

Como podem calcular ser mãe com essa idade implica o apoio total dos nossos pais e foi isso que aconteceu e a nossa "irmãzinha" viveu connosco até aos 6 meses, depois foi viver para casa dos outros avós, mas durante o dia estava sempre na nossa casa, uma vez que a outra avó trabalhava.

A minha irmã continuou a estudar e por estes motivos nós tivemos a felicidade de conviver com ela diariamente como se de uma irmã mais nova se tratasse. Em especial a tia I., que uma vez sendo a mais nova, era quem mais tempo estava em casa e colaborava com a nossa mãe sempre que fosse necessário.

O tempo passa as pessoas crescem e agora passados 18 anos olho para ela, pensando no que ficou para trás e faz-me pensar a grande adolescente, MÃE e mulher que a minha irmã foi. Ela conseguiu acabar o liceu, entrar na faculdade, estudar aquilo que mais queria, licenciar-se, ter um emprego estável e mais 2 filhos que surgiram pelo caminho. É ou não é um previlégio ter uma irmã assim?

Por tudo o que falei estão ambas de Parabéns!

Sendo um dia de aniversário não poderia faltar um bolo e assim surgiu mais uma encomenda, dedicada em especial à minha sobrinha, a pedido da minha irmã.

O tema tinha de ser moda, pois ela é uma apaixonada por esse mundo.
No meio de conversas para encontrar o que fazer associado ao tema, surgiu a ideia de uma mala e quando se falou em malas a minha irmã não teve dúvida: elaborar uma mala Chanel, com pele pespontada e corrente dourada entrelaçada em pele.

Assim foi lançado o mote e elaborado de acordo com o solicitado, onde acrescentei alguns dos acessórios que se encontram nas malas de mulher.

Deixo-vos aqui uma foto do bolo, mas podendo sempre ver as restantes fotos no meu blog.




25 de maio de 2011

Cheesecake 3 Chocolates


Tenho esta receita faz muito tempo para publicar, finalmente hoje decidi fazê-lo.

Nas vésperas de Natal, nas pesquisas pela net nos meus blogs favoritos, encontrei um Cheesecake de Chocolate, elaborado pela já famosa "Joana Roque" e publicada no seu blog http://paracozinhar.blogspot.com/.

Percebi logo que seria um cheesecake fantástico, daqueles que aqui por casa todos iriam gostar. De imediato transcrevi-a para o meu livrinho de receitas para a fazer para o almoço de natal.

E assim foi, mas claro como eu também sou uma fã de cozinha, acabei por ter de pôr os meus dedinhos nos ingredientes, fazendo algumas alterações, não porque achasse que a minha seria melhor que a dela, mas simplesmente porque gosto de dar o meu toque pessoal.

Deixo-vos a minha receita do cheesecake mas já com o nome que lhe atribui em função das minhas alterações, sendo elas essencialmente nas quantidades dos ingredientes e no acrescento do chocolate branco e natas.

Espero que gostem. 


Cheesecake 3 Chocolates

INGREDIENTES:

Base:
200gr de bolacha Maria
150gr de manteiga

Recheio:
200gr de queijo creme
250gr de mascarpone
200gr de chocolate de negro
150gr de chocolate de leite
100gr de chocolate branco
Natas para bater q.b.


PREPARAÇÃO:

Base:
Rale a bolacha Maria e junte-lhe a manteiga derretida. Numa forma redonda de mola, coloque a mistura de bolacha e pressione bem para formar a base do cheesecake.

Recheio:
Entretanto misture o queijo creme com o mascarpone e junte depois o chocolate de leite derretido. Adicione depois o chocolate negro derretido e envolva apenas para ficar com um efeito marmoreado.
De seguida derreta o chocolate branco com as natas (a quantidade é de acordo com a espessura que se pretende) e reserve.
Coloque a mistura de queijos e chocolate (leite e preto) sobre a base de bolacha e adicione directamente o chocolate branco derretido e envolva em círculos com um garfo para reforçar o efeito marmoreado.
Leve ao frigorífico pelo menos durante duas horas ou de um dia para o outro.
Sirva como tarte decorada com frutos vermelhos (na foto são groselhas vermelhas) ou cortado em fatias com uma bola de gelado à escolha (gelado de limão contrasta com o doce da tarte) e / ou frutos vermelhos.



Com este cheesecake, aproveito para dar os Parabéns à Joana Roque, pelo seu blog que faz hoje 5 anos e que tanto me inspirou, assim como desejar-lhe o maior sucesso nesta sua nova "viajem"!

A vocês que me acompanham por aqui, aconselho-vos a elaborarem este cheesecake para o fim-de-semana, pois bem geladinho vai concerteza saber muito bem. 

Deliciem-se 


 

23 de maio de 2011

Beetle Cabrio

Na semana passada lançaram-me um desafio. Elaborar um bolo em forma de Beetle Cabrio!
Confesso que nem hesitei, a resposta foi de imediato afirmativa, até porque eu gosto de coisas complicadas, as simples não têm o mesmo encanto.

Foram precisas algumas pesquisas, para entender o "corpo" da viatura, mas com ajuda de um pequeno exemplar de brincar e com o modelo estilizado do Beetle da boneca Barbie, que a minha grande amiga M. me emprestou, tudo de se tornou mais fácil.

Assim foi, com muita tranquilidade o bolo cresceu.


Agora posso afirmar

DESAFIO SUPERADO!


Para verem mais fotos consultem o meu outro blog 

20 de maio de 2011

Festa de Fim de Ano!

Hoje é dia de festa de fim de ano na escola dos meus filhotes e a criançada lá por casa está toda de Parabéns!

Foi um ano cheio de novidades para os 3!

O mais novo, N. com 2 anos para 3, foi a primeira vez para a escola, adorou desde o primeiro dia, aliás o difícil é tirá-lo de lá.

No que respeita aos gêmeos, o J. e D. com 7 anos para 8, não podia ter corrido melhor.

O J. mudou de escola, logo no início do ano lectivo e no 2º ano, podia ter sido complicado a mudança de ambiente, de escola, de método de ensino, de tudo. Ao contrário adaptou-se lindamente e concretizou o seu sonho que era estar junto do seu irmão gêmeo, algo que nunca foi possível uma vez que é uma criança com um ADPMG (Atraso de Desenvolvimento Psico-Motor Global) e por esse motivo entrou um ano mais tarde para a escola e para uma sala com idades de vida inferiores à dele, logo desde sempre ficaram separados.
Mas temos de ter os pés bem assentes na terra, quando se tem um filho diferente, e procurar sempre o local adequado às suas necessidades e não a preocupação se devem estar juntos ou não, tudo isso passa para segundo plano.

O D., não só está de Parabéns como atingiu mais objectivos no sentido da autonomia e posso dizer que começou o ano a andar apenas de rabo (rabejar) e neste momento já anda de mão dada! Querem melhor! Eu quero sempre mais mas aprendi a ser muito paciente e a usar o ditado que devagar se vai ao longe! E ele que sem dúvida irá, confio em pleno.

Sem duvida que o mérito é todo deles, mas sem o excelente trabalho de toda uma equipa escolar, desde a direcção, aos educadores, auxiliares e restante pessoal, nada seria possível!

OBRIGADA AIS! 

E como forma de agradecer e comemorar mais um final de ano lectivo, onde sei de antemão que também iremos ser presenteados com um pequeno lanche, nada como uma sobremesa elaborada por mim e alusiva à escola, como é claro.

Assim, aqui vos mostro mais um dos meus bolos decorados, que fiz com uma enorme dedicação!  
BOLO ELABORADO À IMAGEM DO LOGOTIPO DA ESCOLA

Para mais fotos consultem o meu outro blog:

11 de maio de 2011

Mousse de Manga


É terça-feira e com um calor destes até apetece que seja sexta-feira! Mas não, com pena de todos nós.

Este calor abrasador só me faz lembrar o verão e quando penso em verão penso numa mousse de fruta bem fresquinha.

A receita que trago hoje e que apetece chegar a casa e fazé-la para a sobremesa de amanhã, é uma deliciosa Mousse de Manga onde apenas despeja os ingredientes e mistura-os. 

Ora veja!


Mousse de Manga 

INGREDIENTES:
1 Lata de Polpa de Manga ou outra polpa de fruta
1 Lata de Leite Condensado
4 Iogurtes Naturais Gregos  

PREPARAÇÃO:
Misturar tudo num recipiente e bater com a batedeira até ganhar consistência.
Reservar no frigorífico de preferência de um dia para o outro.
Servir bem frio!


Que tal? Quer mais rápido?

Esta receita foi-me dada pela minha amiga M.B., depois de a ter provado numa festa de anos de um dos seu filhotes, já lá vão uns 9 anos.
A única diferença é que os iogurtes usados não eram iogurtes gregos, pois ainda não existiam por cá, mas sim iogurtes naturais simples, ficando igualmente maravilhosa. Mas garanto que com os gregos fica bem melhor!

Deliciem-se 

9 de maio de 2011

Bolo da Quinta

Tal era a necessidade de comer qualquer coisa amarga que acabou por ficar em rascunho o meu último bolo decorado e o primeiro onde me aventurei pelas 3 dimensões - O bolo dos 3 anos da minha sobrinha M.

O que me fez chamar atenção, para o meu esquecimento,  foi precisamente a legenda da foto do Bolo de Limão, onde menciono que os colhi na minha quinta, ora esta palavra fez-me logo lembrar a quinta dos animais da M., só que nada feito a mensagem já estava publicada.


De qualquer modo, nunca é tarde apenas publico na ordem inversa.

Nesta idade dos 3 anos o que fascina as crianças são pequenas coisas como os animais da quinta (porcos, vacas, ovelhas, entre outros) e na procura do tema para a sua festa eis que surgem os ditos animais.


Nem hesitei, quando percebi que era uma das brincadeiras preferidas dela. Na altura sabia que seria uma aventura, meter mãos à obra a fazer animais em 3D, mas como os desafios me desafiam a toda a hora, nada como arregaçar as mangas.

Assim foi, e após algumas horas de trabalho surge uma bela quinta, composta por uma pequena casita e um estábulo com animais (vaca, ovelha e burro), não podendo faltar um pequeno lago com patinhos e um porco a cirandar.


Ela adorou, ficou encantada com o porco, que avisou logo que era ela que o ia comer e deu cumprimento ao aviso, não fosse ela a M.
As restantes crianças, mesmo mais velhas, ficaram na disputa de quem comia os restantes animais.

Foi numa festa animada, que se passou o sábado passado, dia 7 de Maio, com um bolo a fazer as delícias da pequenada! 

PARABÉNS M.!!! 
http://www.onecakeout.blogspot.com/ 


8 de maio de 2011

Bolo de Limão

Limões da nossa quinta

Depois de 3 fins de semana consecutivos com eventos comemorativos (Páscoa, Dia da Mãe e Aniversário da minha sobrinha M.) nada como um bolo mais amargo para ir comendo durante a semana e cortar o excesso de bolos doces.

A opção foi um Bolo de Limão, encontrado no tão famoso livro de receitas da minha mãe.

Posso garantir que sem dúvida foi a melhor opção, juntando ao facto que os limões foram colhidos no pomar da nossa quinta.


Bolo de Limão 

Ingredientes:

Massa:
250gr de Açúcar
75gr de Margarina
300gr de Farinha 
2 Ovos
1 Chávena de Leite
2 Colheres de Café de Fermento
Raspa de 1 Limão

Cobertura:
1 Chávena de Açúcar em Pó
3 Colheres de Sopa de Leite
1 Colher de Sopa de Sumo de Limão


Preparação:

Massa: 
Ligar o forno, previamente, a 250º.
Separar as gemas das claras por duas taças.
Bater firmemente as claras em castelo e reservar.
Num terceira taça, bata o açúcar com a margarina derretida, até obter um creme aveludado.
De seguida junte as gemas e volte a bater. 
Depois de bem batido, adicione o leite, a farinha já com o fermento e as raspas do limão e volte a bater tudo.
Ao preparado anterior junte as claras em castelo e envolva com uma vara de arames.
Unte uma forma alta, com furo e gomos e polvilhe com farinha.
Leve ao forno a 180º durante 40min.

Cobertura:
Numa taça junte todos os ingredientes para a cobertura, misturando-os de seguida.
Quando o bolo estiver pronto, retire-o para um prato de servir e verta o preparado anterior com o bolo ainda quente.

Quando frio pode enfeitá-lo com açúcar em pó.


1 de maio de 2011

Dia da Mãe

PARA TODAS MÃES OS VOTOS DE MAIS UM DIA FELIZ!
BOLO DE LEITE (BRANCO E ROSA)
COM COBERTURA EM PASTA DE AÇÚCAR SOBRE DOCE DE LEITE

http://onecakeout.blogspot.com/  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...