28 de fevereiro de 2011

Tarte de Maracujá


Este fim de semana, foi a dobrar!

Primeiro os Quadrados de Café e Mel e a seguir uma Tarte de Maracujá!

Quando se tem visitas normalmente é assim, e logo com aqueles quadrados, excelentes para quem não aprecia doces muito doces, como é o caso do meu marido. Foi comerem e chorarem por mais e como eu não gosto de ver ninguêm insatisfeito pús mãos à obra em mais uma receita.

Desta vez, optei por uma receita mais cremosa e como tinha na despensa duas latas de polpa maracujá (sem sementes), resolvi experimentar uma receita que veio na revista "TeleCulinária Gold nº. 66 / Fevereiro 2011". Esta revista é uma especial comemorativa dos seus 30 anos, alusiva, exclusivamente, a receitas cujo ingrediente principal é leite condensado. Sendo um dos meus ingredientes preferidos não pude de deixar de a comprar, e digo-vos que valeu.

É uma receita muito simples e muito fácil de executar.

A polpa que usei foi polpa de maracujá sem sementes, mas como não é fácil encontrar poderão sempre usar com sementes, desde que escoam a polpa por um filtro reservando as sementes para decoração. Para ser franca, para a próxima será isso que farei pois o efeito visual será sem dúvida melhor.


Tarte de Maracujá 
"TeleCulinária Gold nº. 66 / Fevereiro 2011"

Ingredientes Base: 
1 embalagem de massa quebrada fresca
(compra-se em qualquer supermercado)
 
Ingredientes Creme:
1 lata de leite condensado
2dl de polpa de maracujá (sem sementes)
2dl de natas para bater
6 ovos

Preparação:
Ligue o forno a 180º.
Coloque a massa quebrada numa forma de tarte com fundo amovível (forma grande), apare os lados e pique o fundo com um garfo.
Numa tigela bata bem o leite condensado, a polpa de maracujá, as natas e os ovos.
Por fim, verta o preparado na tarte e leve ao forno à mesma temperatura durante 35min.
Depois de cozinhada, deixe a tarte arrefecer em cima de uma grade e quando fria coloque-a num prato retirando a base (opcional).
Depois de desenformada, regue-a com a restante polpa, uma sugestão para intensificar o sabor.
Quando servida poderá voltara regar a fatia, uma vez que a tarte absorve parte da polpa.

Sugestão:
Na hora de ir para a mesa, os meus filhos D. e J. pediram-me gelado de chocolate, pois não queriam a tarte. Os adultos mais gulosos acabaram por querer também. E assim se juntaram duas sobremesas, que segundo eles ligaram divinalmente.
Fica a ideia, uma fatia de Tarte de Maracujá com uma bola de gelado (sabor à escolha). 

Muito boa! Deliciem-se! 

25 de fevereiro de 2011

Quadrados de Café e Mel






Ontem à noite, estava eu aborrecida sozinha em casa e resolvi adiantar-me para o fim de semana!

Agora o problema era o quê.

Para variar resolvi vasculhar as antigas receitas da minha mãe (ando a "filtrá-las"), pois sei que aí encontrarei sempre qualquer coisa que vá de encontro aquilo que desejo.

Assim foi, esta receita piscou-me o olho e lembrou-me que era óptima para hoje à noite servir como sobremesa aos meus pais, que convidei para lá passarem este fim de semana, que se avizinha com sol.


Um convite feito para juntar o útil ao agradável, uma vez que preciso que eles me fiquem com os netos, pois amanhã de manhã tenho mais uma daquelas aborrecidas reuniões de condomínio. Lá terá de ser.

Para além disso, tenho a poda das minha hortenses muito atrasada, pois com chuva e infecções respiratórias, não ouve hipótese. Vamos tentar este sol e calorzinho para fazer o que já devia ter sido feito faz tempo e para isso a ajuda da minha mãe é sempre bem vinda.

Quadrados de Café e Mel

Ingredientes:
2 Chávenas de Farinha
2 Chávenas de Açúcar
½ Chávena de Leite
2 Colheres de Sobremesa de Café em pó ou moído
1 Colher de Sopa de Mel
1 Colher de Sopa de Óleo
5 Ovos

Preparação:
Ligue o forno a 250º
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo até estarem bem firmes, reservando-as no fim.
Num taça junte as gemas com os restante ingredientes, batendo tudo muito bem, até a massa estar bem envolvida, garantindo que o café está desfeito.
Por fim, junte as claras em castelo à massa envolvendo com uma vara de arames.
Posteriormente deite o preparado num tabuleiro rectangular com lados altos, untado e polvilhado com farinha.
De seguida leve ao forno bem quente, durante 25 minutos e à mesma temperatura.
Depois de pronto, deixe arrefece em cima de uma grade de pasteleiro.
Quando frio, corte-o em quadrados grandes, coloque-os num tabuleiro e polvilhe-os com açúcar em pó.

Vão concerteza gostar! 

22 de fevereiro de 2011

Coreanos


O prometido é devido!

Na semana passada, numa conversa no hall de entrada da AIS (escola dos meus filhotes), junto da auxiliar de sala do meu D. a A.R, falou-se de bolos, lanches, etc e tal.

Para ser franca já nem me recordo bem o contexto em que foi e o que foi propriamente falado.
Enfim, o que é certo é que se falou de bolos e eu disse para o alto:
     - "Qualquer dia trago um para o lanche!", de seguida ouvi,
     - "Mãe, agora que falou vai ter de cumprir!

Claro que tudo não passou de uma conversa de brincadeira, mas não quis deixar de cumprir a minha promessa e assim foi, hoje levei para o lanche da manhã das crianças uns minis bolinhos, muito apreciados aqui por casa.

Inclusive, quando alguêm nos convida para almoçar, costumo ter a tradição de levar esta sobremesa para acompanhar o café

É um bolo delicioso, fácil e rápido de fazer e de cozinhar. Aos anos que o conheço e que o faço, pois é mais uma das receitas do velhinho livro da minha mãe. Não me perguntem porque tem este nome, mas calculo que seja pela sua cor amarelinha.

Espero que gostem!

Coreanos

Ingredientes:
375gr de Açúcar
150gr de Farinha
150gr de Margarina
3 Ovos
1 ½ Colher de Café de Fermento
1 ½ Chávena de Chá de Leite

Cobertura:
Açucar Branco q.b. 

Preparação: 
Liga-se, previamente, o forno a 250º.
Separam-se as gemas das claras e batem-se as claras em castelo até estarem bastantes firmes, reservando-se.
À parte bate-se o açúcar com as gemas e de seguida junta-se a margarina derretida. Depois de bem batido deita-se, alternadamente, o leite com a farinha e no fim envolvem-se as claras em castelo.
Verte-se o preparado numa forma rectangular, previamente untada com margarina e polvilhada de farinha.
Vai ao forno, a 250º, durante aproximadamente 25 a 30 minutos.
Depois de pronto, deixa-se o tabuleiro em cima de uma grade de pastelaria até ficar morno (não se deve deixar arrefecer, para se conseguir que o açucar adira melhor ao bolo).
Posteriormente, cortam-se directamente no tabuleiro pequenos quadrados (3x3cm) que se envolvem em açucar branco, previamente colocado numa taça baixa.

Nota: Uma vez que é um bolo baixinho, deve-se ter cuidado para não cozer mt por baixo, pois será difícil de descolar os quadrados do fundo, assim como não deixar queimar mt por cima pois os aspecto fica mt alterado

21 de fevereiro de 2011

Bolo 80 Anos

Mais um fim de semana festivo, desta vez foi a minha sogra a D.F. (um nome florido!!!), que faz 80 anos, sim faz e não fez pois ela só faz anos terça-feira dia 22 de Fevereiro.

Fiquei um pouco céptica pois isto de comemorar uns dias antes, faz-me muita confusão, mas como durante a semana é impossível e no próximo fim de semana também, arriscámos e lá fomos, os 5, A1 acima até Venade - Caminha, fazer-lhe uma surpresa a pedido do meu sogro o Sr. J.

E que surpresa pois quando chegámos, estava a senhora no cemitério a arranjar as flores das campas, uma tradição bem Minhota, que ela não falha todos os sábados e não só. Felizmente não apanhou nenhum susto, pois como não nos esperava ainda podia achar que eramos almas de outro mundo!

Valeu a surpresa, pois estava longe de nós aparecermos por aquelas bandas, apenas por uma noite. Foi uma viajem longa, mas valeu a pena e os miúdos adoram!

Apesar de céptica, como já disse, surpresa é surpresa e sendo assim não podia ir sem lhe levar um dos meus bolos coloridos. Assim foi, pus mãos à obra na sexta-feira à noite e em pouco mais de 2horas fiz um bolo cujo tema teria de ser sempre flores. Não só o nome dela é sugestivo como a senhora é uma apaixonada por elas.

Para acabar a festa, organizámos um pequeno jantar no sábado, com outros elementos da família residentes em Venade, que também foram surpresa e terminou-se a noite em grande - Champanhe e Bolo de Chocolate recheado com Doce de Leite e cobertura em Pasta de Açúcar.

A D.F. adorou, estava emocionada e ficou apaixonada pelo bolo e as suas flores!
P A R A B É N S!


18 de fevereiro de 2011

Bolo de Farinha Láctea com Recheio de Chocolate


Este bolo tem história!

Comprei uma caixa de "Tulicreme" para o meu filho D., ele tem baixo peso e como é muito guloso, ando sempre na procura de algo que lhe aumente o apetite. Daí surgiu a ideia de experimentar barrar o pão com o "Tulicreme". Não adiantou, não gostou ele,  nem o J. e  nem o N. e lá ficou a caixa perdida pelo frigorífico.

Uma bela tarde em que seleccionava algumas receitas nas revistas que aparecem lá por casa, surge esta receita, na revista "Apetece" do El Corte Inglês, que para além da farinha comum, acrescenta-se farinha láctea. 

Foi aqui que me ocorreu esta ideia, já que se tratava de um bolo para crianças, nada como juntar o creme de chocolate que muitas crianças gostam, menos as minhas é claro, à tão saborosa farinha láctea para bebé.

Aqui fica esta sugestão para mais um fim-de-semana que se aproxima e ao que parece frio e chuvoso. 

Bolo de Farinha Láctea com Recheio de Chocolate 

Ingredientes:
160gr de farinha láctea “Cerelac”
80gr de farinha
1,5dl de leite meio gordo
1 Colher de chá de fermento em pó
120gr de açúcar
100gr de manteiga sem sal
4 Ovos

Preparação:
Ligue o forno e regule-o para os 180°C.
Bata a manteiga com açúcar até formar um creme e junte as gemas uma a uma. No fim misture o leite.
Numa taça à parte misture a farinha láctea com a farinha normal mais o fermento, adicionando posteriormete ao creme anterior mexendo até incorporar bem.
Bata as claras em castelo e misture-as delicadamente no composto anterior.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha.
Deite a mistura na forma e leve ao forno durante 35 minutos a 180°.
Depois de frio desenforme  e Corte o bolo ao meio recheando com o creme de chocolate "Tulicreme".
Depois de recheado e coberto com a outra parte, polvilhe-o com açúcar em pó.

14 de fevereiro de 2011

Bolo São Valentim


Estamos no Dia de São Valentim!

OT EULADOSATISFEITA
PASSOANO UTEIUDIA
SOTUS U M E U E NCANT
OAM I NHADOCE.ALEGRIA 
(quadra popular dos Lenços do Dia dos Namorados
retirada do site http://www.aliancartesanal.pt

Neste dia em que se comemora a "união amorosa entre casais", empenhei-me em mais um bolo alusivo ao tema e ainda bem pois a combinação dos ingredientes resultou na perfeição .

Posso dizer que quem já provou adorou! 

A base é de um bolo caseiro chamado de Bolo Delicioso, receita da minha mãe é claro, com adaptação à cor do dia: vermelho paixão.

Aqui fica mais uma receita e uma sugestão para quem, como eu, não consegue comemorar este dia apenas a 2, uma vez que lá em casa já somos 6! 


Bolo de São Valentim

Ingredientes Base:
250gr de açúcar
125gr de manteiga
2 Ovos
1 Chávena de Leite
250gr de farinha
1 colher de chá de fermento
Corante Alimentar Vermelho e Preto

Ingredientes Recheio / Cobertura:
250gr de queijo mascarpone
1 lata de leite condensado
Pepitas Crocantes Caramelizadas
Morangos

Cobertura:
Pasta de Açúcar

Preparação Base:
Ligue o forno e regule-o para os 250°C.
Bate-se a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado.
Juntam-se os ovos e a chávena de leite e volta-se a bater.
Em seguida juntam-se a farinha já com o fermento.
Por fim adicionam-se os corantes alimentares, com quantidade a gosto de acordo com a cor pretendida, e bate-se tudo mt bem até ficar com uma cor homogênea.
Vai ao forno, a 250ºC, em forma redonda de fundo amovível, untada com margarina e polvilhada com farinha, durante aproximadamente 50min.
Depois de sair do forno deixa-se em cima de uma grade e desenforma-se quando morno.

Preparação Recheio:
Bate-se muito bem o queijo mascarpone com o leite condensado.
Lavam-se os morangos e cortam-se em lâminas transversais e deixam-se a escorrer.

Quando o bolo estiver frio abre-se ao meio e recheia-se com metado do creme de queijo, as pepitas e por cima os morangos, e fecha-se o bolo com a outra metade.
Depois de fechado, cobre-se todo o bolo com o restante creme de queijo e decora-se com a pasta de açúcar.


Posso garantir que o sabor é tão bom como o aspecto.
Não hesitem em aplicar os corantes alimentares, pois só eles permitem estas cores!

6 de fevereiro de 2011

Bolo de Iogurte


Tal como eu previa ontem, inclusivé publiquei, o Bolo de Chocolate Recheado com Morangos não durou 2 dias e hoje ao almoço foram-se as migalhas! E agora que dar de lanchar aos meus 3 rapazes mais aos meus 2 sobrinhos que nos vieram visitar.

Rapidamente lembrei-me desta tradicional receita, que concerteza anda pelos livros de receita de muitas casas portuguesas, a única diferença desta para as tradicionais é que o iogurte ao invês do simples e natural, optei por um iogurte grego natural açucarado. Parece muito, mas na realidade não faz diferença e o bolo fica com uma consistência mais densa, tornando-o apetitoso.

Gostei, aliás gostaram e já vai em metade!!!! 


Bolo de Iogurte 

Ingredientes:
1 Yogurte Grego Natural Açucardo
3 Medidas de Yogurte cheias de Açúcar
3 Medidas de Yogurte cheias de Farinha
1 Medida de Yogurte com Óleo
6 Ovos

Preparação:
Liga-se préviamente o forno a 210º.
Bate-se o yogurte com o açúcar e de seguida juntam-se os ovos inteiros, batendo bem.
Depois de bem batido junta-se o óleo e por fim a farinha.
Coloca-se o preparado numa forma redonda (Ø27cm) com furo, untada e polvilhada com pão ralado. A forma deverá ser grande uma vez que o bolo cresce muito.
Por fim vai ao forno à temperatura de 210º, durante aproximadamente 45min, ou até estar totalmente cozido.

Atenção, esta cor amarelinha do bolo deve-se aos ovos, pois estes eram dos caseiros, enviados, directamente de Caminha (Venade), pela minha sogra F.

5 de fevereiro de 2011

Bolo de Chocolate recheado com Morangos


O mote este fim de semana foi uma caixa de morangos, aliás 2, que trouxe ontem do supermercado.

Eram lindos e grandes, apesar de gostar mais dos pequeninos, mas não lhes resisti. Os miúdos adoram e os graúdos também.

Resolvi arriscar na dúvida se seriam saborosos, felizmente fui bem surpreendida pois mesmo não muito doces eram simplesmente morangos...

A pedido de uma das bocas, que adora chocolate, surge a ideia deste divino bolo de chocolate recheado, mas como nunca se consegue agradar a todos, ao invês do creme chantili que o pai não gosta, optei por um creme com queijo mascarpone, que muito bem resultou e o pai devorou!!!

Bolo de Chocolate  recheado com Morangos

Ingredientes Base:
250gr Açúcar
125gr Chocolate em pó
125gr Manteiga com sal
125gr Farinha
1 colher de café de fermento
5 Ovos

Recheio e Cobertura:
500gr de Queijo Mascarpone
1 Lata de Leite Condensado
1Kg Morangos

Preparação Base:
Pré aquecer o forno a 210º.
De seguida reservam-se as gemas e batem-se as claras em castelo bem firmes.
Numa outra taça bate-se bem a manteiga com o açúcar, juntando-se-lhe as gemas.
Ao preparado anterior adiciona-se o chocolate em pó e volta-se a bater.
Por fim alternam-se as claras em castelo com a farinha, previamente misturada com o fermento.
Coloca-se a massa em forma redonda de fundo amovível, untada e polvilhada com farinha.
Leva-se ao forno, a 210º durante 45min.
Quando cozido deixa-se arrefecer em cima de uma grade, tirando-se posteriormente da forma.
Enquanto o bolo arrefece prepara-se o recheio

Preparação Recheio:
Colocar o queijo e o leite condensado num recipiente e bater bem.
Lavar bem os morangos. Cortá-los em lâminas transversais para o recheiro e em 2 partes para a cobertura, reservando 1 inteiro para o centro.

Finalização:
Corta-se o bolo, horizontalmente, com uma faca afiada e recheia-se com o creme e os morangos (2 de creme e 1 de morangos).
Cobre-se o bolo com a outra metade.
Por fim barra-se, ligeiramente, todo o bolo pelo exterior e decora-se com os restantes morangos.
Este é o aspecto interior...

Espero que gostem da sugestão!
Aqui por casa adoraram, estou a ver que amanhã já não há!

3 de fevereiro de 2011

Delícia de Laranja

Foto retirada numa laranjeira do nosso pomar!

Aqui por casa, esta semana, tivemos a visita das gripes e infecções respiratórias. Aparecem como se estivessemos cheios de saudades delas. Em 5 só escaparam 2, não foi mau...

Nas idas aos médicos o que é que se ouve: que é do frio que é fruto da época.
Que raio de época, este inverno friorento que veio para ficar e não quer aredar pé.

De tanto falarem que é fruto da época, lembrei-me que nesta época o fruto é a laranja e deixo aqui a minha sugestão para uma dose vitamínica desse fruto mas em forma de bolo!!!!
Mais uma receita retirada do livro da minha mãe e que faz as delícias da pequenada, por ser um bolo fresco e molhadinho.


Delícia de Laranja


Ingredientes:
150gr de Açúcar
150gr de Manteiga
150gr de Farinha
3 Ovos
2 ou mais Laranjas


Para a Cobertura:
1 Laranja
Água q/b
Açúcar branco q/b
Açúcar em pó


Preparação:
Liga-se o forno e regula-se para os 210°C.
Bate-se o açúcar com a manteiga, junta-se o sumo das 2 ou mais laranjas e as respectivas raspas e de seguida os ovos um a um. Depois de tudo bem batido adiciona-se a farinha.
Com o preparado terminado deita-se em forma untada e polvilhada com farinha. Sugere-se que a forma tenha buraco e fundo em gomos.
Vai ao forno em lume brando, a 210º durante aproximadamente 25min.
Para a cobertura espreme-se uma laranja, adiciona-se um pouco de água e açúcar (a quantidade depende da doçura da laranja) e leva-se a lume brando até ferver.
Quando o bolo estiver morno, pica-se com um garfo, aleatoriamente, e rega-se com a calda de açúcar depois de fria. 
Depois de o bolo estar frio polvilha-se com açúcar em pó.


Até se fica com água na boca!

Mini Bolos de Natal


Apesar já fora de época, não poderia deixar de partilhar estes pequenos mimos que foram elaborados para presente de natal!

A ideia surgiu após a compra de um tabuleiro de forno anti-aderente para fazer 6 mini bolos rectangulares. Quando encontrei este tabuleiro não consegui resistir e tive de o comprar. E ainda bem, pois os bolos ficam fantásticos!

Os mini bolos têm o pequeno tamanho de 6,5x10,5cm e as bases para os suportar têm apenas 11x15cm. Tudo muito pequeno mas delicioso para um pequeno gesto natalício!

O bolo é de chocolate recheado com doce de leite e cobertura decorativa em pasta de açúcar.

Fica a ideia!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...