Este fim de semana, foi a dobrar!
Primeiro os Quadrados de Café e Mel e a seguir uma Tarte de Maracujá!
Quando se tem visitas normalmente é assim, e logo com aqueles quadrados, excelentes para quem não aprecia doces muito doces, como é o caso do meu marido. Foi comerem e chorarem por mais e como eu não gosto de ver ninguêm insatisfeito pús mãos à obra em mais uma receita.
Desta vez, optei por uma receita mais cremosa e como tinha na despensa duas latas de polpa maracujá (sem sementes), resolvi experimentar uma receita que veio na revista "TeleCulinária Gold nº. 66 / Fevereiro 2011". Esta revista é uma especial comemorativa dos seus 30 anos, alusiva, exclusivamente, a receitas cujo ingrediente principal é leite condensado. Sendo um dos meus ingredientes preferidos não pude de deixar de a comprar, e digo-vos que valeu.
É uma receita muito simples e muito fácil de executar.
A polpa que usei foi polpa de maracujá sem sementes, mas como não é fácil encontrar poderão sempre usar com sementes, desde que escoam a polpa por um filtro reservando as sementes para decoração. Para ser franca, para a próxima será isso que farei pois o efeito visual será sem dúvida melhor.
Tarte de Maracujá
"TeleCulinária Gold nº. 66 / Fevereiro 2011"
Ingredientes Base:
1 embalagem de massa quebrada fresca
(compra-se em qualquer supermercado)
Ingredientes Creme:
1 lata de leite condensado
2dl de polpa de maracujá (sem sementes)
2dl de natas para bater
6 ovos
Preparação:
Ligue o forno a 180º.
Coloque a massa quebrada numa forma de tarte com fundo amovível (forma grande), apare os lados e pique o fundo com um garfo.
Numa tigela bata bem o leite condensado, a polpa de maracujá, as natas e os ovos.
Por fim, verta o preparado na tarte e leve ao forno à mesma temperatura durante 35min.
Depois de cozinhada, deixe a tarte arrefecer em cima de uma grade e quando fria coloque-a num prato retirando a base (opcional).
Depois de desenformada, regue-a com a restante polpa, uma sugestão para intensificar o sabor.
Quando servida poderá voltara regar a fatia, uma vez que a tarte absorve parte da polpa.
Sugestão:
Na hora de ir para a mesa, os meus filhos D. e J. pediram-me gelado de chocolate, pois não queriam a tarte. Os adultos mais gulosos acabaram por querer também. E assim se juntaram duas sobremesas, que segundo eles ligaram divinalmente.
Fica a ideia, uma fatia de Tarte de Maracujá com uma bola de gelado (sabor à escolha).
Muito boa! Deliciem-se!